A disputa para a Prefeitura de Ribeirópolis em outubro do próximo ano deve se concentrar entre duas mulheres: a atual prefeita Uita Barreto (PSB) e a ex-prefeita Regina Passos (DEM). Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do Instituto Padrão realizada no município no dia 28 de dezembro, quando foram ouvidos 256 eleitores residentes na sede e nos povoados Riachinho, Serra do Machado, Sítio Velho, João Ferreira, Fazendinha e Esteio. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na espontânea, a ex-prefeita obteve 44,1% das citações, contra 23,4% de Uita. Bosco Costa (PDT) aparece em terceiro com 3,5%. 27,7% disseram não ter candidato ainda. Miguel da Loja, George Passos e Professor Ivan alcançaram, cada, 0,4% das citações.
A pesquisa induzida – quando são apresentados os nomes dos prováveis candidatos para os eleitores – dá novamente vantagem à Democratas. 55,9% votariam em Regina Passos, contra 27,3% na prefeita. Bosco Costa alcançou 10,2% das citações, seguido por George Passos (3,1%), Professor Ivan e Miguel da Loja com 1,2% cada. Apenas 0,4% disse que não sabe em quem votar.
A rejeição dos eleitores a Uita Barreto é maior que a de Regina Passos. Segundo o Padrão, 19,5% dos entrevistados declararam que jamais votariam na prefeita, contra 18,4% de Regina e de 18% de Bosco Costa.
No confronto direto, a Democratas venceria a eleição com facilidade. A pesquisa aponta que 60,5% dos eleitores de Ribeirópolis votariam em Regina, contra 35,9% em Uita. 1,6% declarou que não votaria em nenhuma das duas e 2% que não sabem em quem votar.
A ex-prefeita alcançou um excelente desempenho entre os eleitores mais jovens. Na faixa etária entre 16 e 24 anos, ela conseguiu 56,3% das citações. Sua melhor faixa etária, no entanto com ensino superior: 60% contra 20% da prefeita.
Fonte:www.nenoticia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário